Prefeitura de Boquim e Sindicato reúnem representantes de associações rurais

publicada em 10/08/2017 20:41 por Ju Gomes

Mostrar a importância da organização das associações de produtores da agricultura familiar do município e que a diversificação da cultura de plantio é uma alternativa possível e viável foram alguns dos pontos abordados durante a reunião com representantes de associações rurais promovida pela Prefeitura de Boquim, através da Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente, em consonância com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Boquim, que aconteceu nesta quinta-feira, 10/8, na sede do Sindicato.

Presentes o prefeito Eraldo de Andrade, o secretário de Agricultura Genivaldo Menezes e equipe, o secretário Chefe de Gabinete Claudionor de Vasconcelos, o assessor parlamentar Gerfesson Trindade, o pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana Pe. Raimundo Diniz, o técnico da Emdagro Sr. Joetônio Ferreira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Boquim Izael Alves, o presidente da Câmara de Vereadores de Boquim Jackson Costa, vereadora Imara Lima e o secretário de Agricultura de Riachão do Dantas Doriedis Ribeiro. Estava prevista a presença do secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Esmeraldo Leal, que por motivos de força maior não pôde comparecer, mas afirmou que marcará uma nova data.

Durante o encontro também foi abordada a busca da Prefeitura de Boquim pela inclusão do município no Projeto Dom Távora, uma ação do Governo do Estado de Sergipe em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, com objetivo de contribuir para a remissão da pobreza rural, mediante apoio aos pequenos produtores, de forma que estes desenvolvam negócios agropecuários e não agropecuários que contribuam para a segurança alimentar e permitam a inclusão pelo trabalho e pela renda de maneira sustentável, e ainda no Projeto Dom Helder Câmara que consiste em ações de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável, de fomento a agricultura familiar.

“Precisamos de parceria entre gestão, associações, Emdagro, Igreja, para que juntos conscientizemos a população que é possível viver bem do plantio. Muitos estão preferindo buscar cesta básica, mas não plantam. Nosso solo é fértil, já temos vários exemplos em nosso município, agricultores com 5 tarefas e produzindo várias culturas como macaxeira, acerola, mamão, maracujá. Por outro lado nós, enquanto gestão, estamos correndo atrás, buscando parceiros para geração de emprego e políticas públicas de incentivo ao agricultor familiar como os Projetos Dom Távora e Dom Helder Câmara. Também queremos trazer para o município o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, uma política pública recente que possibilita que estados, municípios e órgãos federais da administração pública direta e indireta comprem alimentos da agricultura familiar por meio de chamadas públicas, com seus próprios recursos financeiros, com dispensa de procedimento licitatório – um Programa tão importante para nosso município. Esperamos a presença do secretário Esmeraldo para que ele possa ver de perto as nossas necessidades”, disse o prefeito Eraldo de Andrade, ao informar que próxima semana irá a Brasília buscar junto ao senador Valadares a promessa de emenda para compra da frota mecanizada.